Igreja católica admite, pela primeira vez, o heliocentrismo

template-post.png

Em 11 de setembro de 1822, o Colégio dos Cardeais, grupo constituído por todos os cardeais da igreja católica, responsáveis por aconselhar e assistir as tarefas administrativas e religiosas do papa, anuncia que, dali por diante, todo trabalho e publicação que verse sobre o movimento da terra em torno do sol será permitido. Na foto, o Papa Pio Sétimo, cujo conselho permitiu a disseminação da teoria do heliocentrismo pela primeira vez.

Até então, a igreja católica não aceitava a chamada teoria heliocentrista na qual afirmava-se que o planeta terra girava em torno do sol e todo e qualquer livro que tratasse do assunto era proibido. O heliocentrismo surgiu com o astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico em oposição à teoria vigente e aceita pela igreja, o geocentrismo, que acreditava que a terra era o centro de tudo e o sol e todos os planetas giravam em torno dela.

O heliocentrismo é considerado uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos e ponto de partida da astronomia.

Galileu Galilei foi um dos muitos influenciados pela teoria de Copérnico e responsável por seu estudo, retificação e melhoramentos. Porém, foi perseguido e preso pelo tribunal da Inquisição em 1633. Muitas vezes é, erroneamente, dito como executado pela Inquisição, o que nunca aconteceu. Quem sofreu a consequência máxima foi Giordano Bruno, queimado na fogueira.

Apenas em 30 de outubro de 1992, 350 anos depois, a igreja, na figura do Papa João Paulo II, finalmente admite que Galileu, baseado nas teorias de Copérnico, estava correto.

Assista a história de Giordano Bruno, parte da incrível série COSMOS, defensor do heliocentrismo, e condenado à fogueira pela Inquisação.

Leia a notícia do New York Times, de 1992, com a retratação da Igreja Católica no caso de Galileu Galilei

After 350 Years, Vatican Says Galileo Was Right: It Moves

Veja a composição do colégio de cardeais da Igreja Católica que permitiu, pela primeira vez, a teoria do heliocentrismo sob o comando do Papa Pio Sétimo

Conselho de cardeais em 1822

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s